Como vocês trabalham?

 Trabalhamos por ADMINISTRAÇÃO DE OBRA, ou seja, nossa remuneração é calculada aplicando um percentual – no caso 10 % – sobre os materiais e serviços, após o inicio da obra. Nesse valor esta incluído o acompanhamento técnico durante toda a obra, gerenciamento da mão de obra, compra de materiais e contratação de serviços, prestação de contas semanal, acompanhamento ao cliente na compra de materiais de acabamento.

Então a obra vai me custar 10 % mais cara?

 Não exatamente. Na verdade, como temos várias obras, temos uma possibilidade de negociação de preços com os fornecedores pela compra em escala. Digamos que em termos de negociação de preços, tenhamos um desconto médio de 5 a 7 % a mais do que o proprietário conseguiria tocando diretamente a obra, esse diferencial, seria o que se pagaria para ter todo o acompanhamento de quem só faz isso, sem contar a administração da mão de obra que não é fácil. Erros, prejuízos por más contratações, que podem ocorrer para quem não tem experiência.

 O que compõe o projeto?

  •  Estudo preliminar com cortes e fachadas;
  • Maquete eletrônica 3D, 2 vistas;
  • Projeto de prefeitura, com acompanhamento até a aprovação.
  • Projeto Executivo;
  • Projeto de pontos elétricos.
  • Projeto de aprovação na associação de moradores – quando necessário.

 Vocês fazem só o projeto?

 Não. Todos os projetos que fazemos, nós executamos.

 Eu se eu já tiver o projeto, vocês executam?

 Sim, e se o profissional que o fez não assinar a direção técnica, nós assinamos, inclusive para o processo de aprovação junto à prefeitura.

E a compra de materiais ..?

Fazemos as cotações, apresentamos e depois de aprovado fazemos a compra. Nós adquirimos os materiais em nome dos clientes, que pagam as faturas enviadas diretamente aos mesmos, em uma planilha semanal junto com a qual vão os boletos. A única coisa que é depositada em nossa conta é a administração.

Vale frisar que não fazemos cotações semanais de materiais básicos do tipo cimento, areia, blocos, pedra, ferragem armada, etc., haja vista termos uma condição já negociada direto com os distribuidores que fazem um preço diferenciado face o volume de compras/mês efetuados.

E a mão de obra ?

 Temos diversas equipes de empreiteiros, essa mão de obra tem um custo por m² construído, e esse valor está diretamente ligado ao projeto e local de implantação da obra (terreno, local, topografia, etc.).

 Qual o prazo de execução da obra ?

 Dependem de diversos fatores, basicamente ligados a implantação, complexidade do projeto e fluxo financeiro. Em média 10 a 12 meses para a execução.

 Quanto sai o m² de construção ?

 Pergunta bem comum e de difícil resposta, pois estão diretamente ligadas às características – únicas – de cada projeto, terreno, acabamento, etc. As revistas especializadas trazem uma referencia aproximada de acordo com o padrão adotado, que podem servir de referencia, para não ‘ficar no escuro’, mas também é apenas um parâmetro a ser considerado. Fazendo uma ‘fotografia do passado’ ou seja pegando o custo total de uma obra terminada e dividindo pela área, chegamos a valores em torno de 1600,00/m², isso é o que temos realizado.

 Vocês fazem orçamento de obra ?

 Não, é um serviço que demanda muito trabalho, informação detalhada e normalmente o resultado acaba não batendo com o estimado. Após o projeto pronto, podemos  fazer uma estimativa de custo.

Vocês têm referencia do trabalho executado ?

 Sim, tem bastante coisa executada, afinal temos mais de 10 anos trabalhando na região.

Poderia conhecer alguma obra ?

Podemos sim agendar uma data para mostrar algumas obras executadas, de diversos padrões, sempre claro, respeitando a privacidade dos clientes.

Vocês trabalham só com residências ou fazem a parte industrial também ?

 Trabalhamos também com galpões industriais e tudo o que se refere à construção civil.